ato pela permanência da vila autódromo

artigo do blog “pela moradia” sobre a Vila Autódroma, 01/11/2013:
https://pelamoradia.wordpress.com/2013/11/01/prefeitura-do-rio-forja-manifestacao-de-moradores-para-remover-vila-autodromo-rj/

Prefeitura do Rio forja manifestação de moradores para remover Vila Autódromo (RJ)

Por Comitê Popular da Copa RJ

Na mesma noite, assembleia na comunidade reiterou a intenção de ficar

Uma manifestação com cerca de 20 pessoas na porta da Prefeitura do Rio, ontem, mostrou que a Prefeitura do Rio não tem limites na tentativa de legitimar a remoção da Vila Autódromo. Os poucos presentes se diziam representantes de 150 famílias que querem sair, mas na mesma noite acontecia mais uma assembleia dos moradores que lutam contra a remoção. A Comissão de Moradores, que ainda não passou por todas as ruas, já reuniu 198 assinaturas de famílias que desejam ficar na Vila .

Nos últimos meses, a Prefeitura do Rio vem colocando agentes diariamente na comunidade para convencer os moradores a sair, inclusive com a presença constante do sub-prefeito Tiago Mohamed. Não haveria, portanto, motivo para qualquer tipo de manifestação a favor da remoção, já que é a própria Prefeitura que deseja tirá-los dali. Moradores relataram que agentes da Prefeitura teriam viabilizado dois ônibus para levar os moradores à Cidade Nova. Pessoas que estiveram no local perceberam que a manifestação não se passava de uma encenação para a TV Globo, que fazia a cobertura.

A Comissão de Moradores da Vila Autódromo está programando atividades reais para mostrar o que vem acontecendo na comunidade. Uma delas será uma missa no domingo, dia 10/11 às 9h, celebrada pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani, na comunidade.

Vila legal. A comunidade Vila Autódromo possui título de concessão de direito real de uso, além de estar há pelo menos quatro décadas no local. Argumenta-se que seria necessária a remoção para os Jogos Olímpicos, mas o projeto oficial desenvolvido pelo escritório de arquitetura inglês AECOM prevê a comunidade urbanizada como legado das Olimpíadas. Além disso, há um projeto popular de urbanização desenvolvido por arquitetos e urbanistas da UFF e da UFRJ e moradores, que mostra a compatibilidade dos Jogos a existência da Vila.

Prefeitura quer remoção completa. A assessoria das universidade demonstrou que proposta apresentada pela Prefeitura para os que querem permanecer é tecnicamente inviável. No novo desenho, não há previsão de acesso às vias locais da comunidade e problemas de drenagem causados pelo Parque Olímpico não são resolvidos. A prefeitura também resiste em afirmar publicamente que a comunidade será urbanizada. Muitos dos que afirmam querer sair reclamam de problemas causados pela negligência de prefeitura na área.

Terra nobre. A comunidade Vila Autódromo se localiza na área de maior valorização da Barra da Tijuca e que vai ser o centro dos Jogos Olímpicos. A parceria público-privada que a Prefeitura do Rio assinou com as empreiteiras Norberto Odebrecht, Andrade Gutierrez e Carvalho Hosken prevê a transferência mais de 1 milhão de m2 para o consórcio após os Jogos. No terreno serão construídos condomínios e hotéis de luxo, como consta no edital de licitação. Parte da área da Vila Autódromo faz parte da PPP e seria repassada às empreiteiras.

Prefeito de remoção. Eduardo Paes é conhecido na Barra da Tijuca e Recreio da época em que era sub-prefeito, nos anos 90, por comandar remoções violentas na região. O atual prefeito do Rio de Janeiro, em números absolutos, é o que mais removeu moradores de favela na história da cidade; já são 65 mil desde 2009. Pelo menos 14 comunidades não existem mais. Há muitas denúncias de violação de direitos, com indenizações ínfimas ou inexistentes, tortura psicológica e remoções ilegais. As informações estão num dossiê – http://bit.ly/DossieRio2013 – entregue em mãos ao prefeito pelo Comitê Popular da Copa e Olimpíadas.

ATO PÚBLICO PELA PERMANÊNCIA DA VILA AUTÓDROMO!
DIA 7/11/2013, 5ªf, às 14h, na Prefeitura RJ

A comunidade Vila Autódromo vem sendo perseguida pelos governantes do Rio desde a década de noventa, mesmo sendo uma comunidade pacífica (sem tráfico ou milícia) tendo título de posse, RGI e muitos moradores pagando IPTU. Por conta dos grandes eventos o Prefeito quer remover a nossa comunidade, usando obras que poderiam ser feitas em outras áreas como justificativa, quando o real motivo, é fazer uma “limpeza social” na Barra da Tijuca e em vários bairros do Rio de Janeiro (situações semelhantes ocorrem em outras comunidades). Fizemos junto com os moradores e os profissionais da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e do IPPUR (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional) o nosso Plano Popular (Versão online:http://comitepopulario.files.wordpress.com/2012/08/planopopularvilaautodromo.pdf), que foi apresentado ao prefeito em agosto de 2012, mas ele ignorou.

A Prefeitura do Rio vem usando várias estratégias para por na mídia que os moradores da Vila Autódromo querem sair, mas, na verdade, grande parte não quer.

A Associação de Moradores respeita a liberdade dos cidadãos da comunidade para escolherem o que seja melhor para cada um, mas também os alerta, mostrando casos que aconteceram com outras comunidades: remoções violentas, projetos “Minha Casa Minha Vida” e “Morar Carioca” que não funcionam como deveriam, falta de respeito aos direitos dos cidadãos… São projetos que vêm com cara de Políticas Públicas de moradia, mas nas mãos de políticos mal intencionados, servem de ferramentas para remover famílias das áreas por eles cobiçadas.

O ato que acontecerá amanhã em frente à Prefeitura (R. Afonso Cavalcanti, 455. Referência: Av. Presidente Vargas, Cidade Nova) foi um pedido dos moradores que desejam permanecer na comunidade, e tem como objetivo garantir os direitos daqueles que não querem ser removidos à força da Vila Autódromo e reassentados nos apartamentos do projeto “Morar Carioca”.

Contamos com a sua participação!

#RioSemRemoções!
#FicaVilaAutódromo!

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=495825053857715&id=232180020222221&set=a.232183126888577.52937.232180020222221&source=48&ref=bookmark&__user=1507570699

#FavelaNãoSeCala
Construindo o poder popular pelas bases.
Juntos Somos Fortes!